segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lançamento do livro: "Ecrã, Paisagem e Corpo" na FNAC Braga





Lançamento do livro: "Ecrã, Paisagem e Corpo" na FNAC Braga

Data:
quinta-feira, 27 de Maio de 2010
Hora:
19:00 - 20:00
Local:
FNAC Braga, CC Braga Parque, Portugal
Cidade/Localidade:
Braga, Portugal

Descrição 

"Ecrã, Paisagem e Corpo" (Grácio Editor, vol. 20 da Colecção Comunicação e Sociedade, do CECS, Univ. do Minho, Portugal).




A obra será apresentada pelo Prof. Moisés de Lemos Martins, Docente na Universidade do Minho, Presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e director da colecção.


Sinopse:

Os textos reunidos em "Ecrã, Paisagem e Corpo" assinalam o movimento de translação da cultura ocidental, da palavra para o número, do logos para o ícone, da ideia para a emoção, do uno para o múltiplo, enfim, das estrelas para os ecrãs.


Índice do livro:

Prefácio: Das estrelas para os ecrãs (Moisés de Lemos Martins)
Apresentação (Maria Zara Simões Pinto Coelho e José Pinheiro Neves)
Da instabilidade do ecrã (Maria Zara Simões Pinto Coelho)
Da Transparência (Nelson Zagalo)
A paisagem urbana no cinema. Um último plano de leitura (Helena Pires)
O ecrã nos filmes: Buster Keaton duas vezes (Edmundo Cordeiro)
A experiência perceptiva do ecrã. Novas perspectivas interdisciplinares (José Pinheiro Neves)


Nota de imprensa:


Tem-se acentuado a ideia de crise do humano, à medida que a técnica se afasta da ideia instrumental de simples construção humana para causa do próprio homem,ou seja, à medida em que passamos a falar de vida artificial, de fertilização in vitro, de “barrigas de aluguer”, de clonagem, replicantes e cyborgs, de adeus ao corpo e à carne, de pós-orgânico e de trans-humano. E também à medida que se desenvolve a interacção humana através do computador, onde os chats da Internet, os jogos electrónicos, e as novas redes sociais, como o Second Life, o Facebook e o Twitter, por exemplo, instabilizam as tradicionais figuras de família e comunidade, para em permanência as reconfigurar. Acima de tudo, é a completa imersão da técnica na história e nos corpos que tem tornado problemático o humano. E são as biotecnologias e a engenharia genética, além do desenvolvimento da cultura ciberespacial, as expressões maiores desta imersão. [...] 
Ecrã, Paisagem e Corpo, editado por Zara Pinto-Coelho e José Pinheiro Neves, situa-se neste movimento de translação da cultura ocidental, da palavra para o número, do logos para o ícone, da ideia para a emoção, do uno para o múltiplo, enfim, das estrelas para os ecrãs

Sem comentários:

Enviar um comentário