domingo, 6 de junho de 2010

Para uma etnografia das redes sociais na Internet. Tradução do artigo: "Etnografia Virtual"

"Etnografia Virtual

Daniel Domínguez, Anne Beaulieu, Adolfo Estalella, Edgar Gómez, Bernt Schnettler & Rosie Read

As actuais abordagens no estudo etnográfico da Internet são diversas, a proliferação de propostas tem sido numerosas nos últimos anos. A abordagem metodológica da etnografia virtual foi reformulada e ampliada através de novas propostas, como a etnografia digital, etnografia sobre e através da Internet, conectividade etnográfica, em rede etnográfica, ciberetnografia, etc. Cada uma delas mantém o seu próprio diálogo com a tradição estabelecida de Etnografia e formula a sua relação com esta tradição de diferentes maneiras. Há quem considere que a etnografia virtual envolve uma distintiva abordagem metodológica e aqueles que consideram que a pesquisa da Internet etnograficamente obriga-nos a reflectir sobre conceitos e pressupostos fundamentais da etnografia, mas isso não significa uma distintiva forma de etnografia. Os artigos desta edição especial sobre FQS virtual etnográficos mostram uma selecção das diferentes abordagens entre pesquisadores que estudam a Internet a partir de uma perspectiva etnográfica.

As diferentes propostas de fazer etnografia virtual são os resultados da forma pela qual a Internet é conceptualizada como ambos: cultura e contexto para interacção social. A Internet é um contexto aberto para interacções sociais onde as práticas, significados e identidades são mistos. Interacções sociais em ambientes virtuais apresentam um desafio para os pesquisadores sociais e abrem um novo campo de investigação qualitativa. Este número especial visa contribuir para o debate sobre a pesquisa etnográfica e da Internet, enquanto, ao mesmo tempo, chama a atenção para a necessidade de reflectir sobre os diferentes contextos adequados para a investigação social qualitativa.

O rótulo "etnografia virtual" inclui um vasto leque de abordagens metodológicas que visam responder às complexidades do objecto da investigação e às diferentes formas em que esse objecto foi construído. Etnógrafos virtuais, Etnógrafos da Internet ou do ciberespaço são confrontados com a necessidade de responder a perguntas muito prementes, como por exemplo, a utilização de dados heterogéneos (texto, audiovisual dados, etc), na sua análise, ou como combinar a investigação na frente da tela e no campo virtual. Um eterno ponto de tensão situa-se entre a aparente facilidade da recolha de dados e a dificuldade de acesso e participação no campo.

Embora os problemas de representação, perspectiva e participação não sejam novos na etnografia, quando se toma a Internet como um objecto de investigação para etnografia, todos estes temas têm de ser novamente considerados, em conjunto com outros conceitos básicos como a comunidade, ou processos fundamentais de como aceder e deixar o campo, ou o valor do investigador na experiência de campo. Neste sentido, a Internet ao tomar o objecto da pesquisa etnográfica exige uma ampla reflexão sobre conceitos centrais da etnografia.

A etnografia VIRTUAL não é apenas uma metodologia antropológica. Muitas diferentes disciplinas visam, na utilização da etnografia, aproximar-se dos seus objectos de investigação, tais como a sociologia, a pedagogia, filosofia, psicologia ou economia. Estas disciplinas têm incorporado a etnografia, como outra opção metodológica, para pesquisar as dimensões culturais dos fenómenos relacionados com as suas áreas de interesse. Este conjunto multi-disciplinar da etnografia enriquece e amplia o conjunto de respostas para as questões metodológicas levantadas. Esta diversidade de abordagens, em conjunto com alguns debates clássicos sobre etnografia, tais como a relação entre o investigador e o campo, questões éticas, a observação participante ou a "construção" da etnográfica discurso, tomam uma nova forma ao pesquisar na Internet. Todos eles têm inspirado as chamadas para este número especial FQS.
No artigo "Ética de campo: Rumo Situado da Ética para Etnografia de Investigação sobre a Internet", Adolfo ESTALELLA e Elisenda ARDÈVOL abordam algumas dessas questões éticas e abrem novas frentes relacionadas com a Internet etnográfica como método e metodologia. Eles também apontam para os aspectos éticos das actividades do pesquisador na área em que o virtual é superado pelo mundo físico. O trabalho de ESTALELLA e ARDÈVOL abre novas pistas de reflexão ao basear-se na utilização da prática etnográfica acerca de artefactos como o blog, na sua dupla condição como um instrumento para a obtenção de dados e como um meio de estabelecer relações no campo.

Esta última perspectiva é semelhante à que foi explorada por Rubén ARRIAZU em seu artigo, "Os Novos Meios ou Novas Formas de Investigação. Uma proposta Metodológica para investigação social on-line através de um Fórum Virtual". Ele argumenta sobre o importante papel dos artefactos e tecnologias na etnografia virtual. Através de uma análise da socialização em fóruns virtuais, o texto discute o que ARRIAZU prevê como uma mudança na forma como a pesquisa qualitativa na Internet é realizada. Para ele, a comunicação desempenha um papel fundamental na socialização na WWW e, sugere, a necessidade de adaptações teóricas e metodológicas para o desenvolvimento desta premissa.
O artigo: "Riereta.net: Epistémico e Políticos: Notas de um Tecno-activista Etnográfico" por Blanca CALLÉN, Marcel BALASCH, Paz GUARDERAS, Pamela GUTIÉRREZ, Alejandra LEÓN, Sandra MONTENEGRO, Karla MONTENEGRO e Joan PUJOL apresenta novas perspectivas analíticas e elementos de Reflexão. A proposta combina um projecto activista e uma etnografia virtual na rede. Eles consideram, na sua análise, de um lado, a tradução para o espaço virtual de algumas intervenções práticas e, do outro lado, as implicações que tem para a intervenção social de métodos etnográficos.

Heike Mónika GRESCHKE, no seu artigo "Registando no Campo-metodológico Reflexões sobre Etnografia de Investigação numa Pluri-Local e Campo mediático-computarizado", relata um estudo sobre uma plataforma Internet. A rede www.cibervalle.com é basicamente utilizada pelo paraguaio Diáspora, combinando actividades on-line e off-line. O autor discute esta experiência em relação a um argumento metodológico: a etnografia virtual não pode ser limitada a "tela investigação", mas tem de ser combinada com a observação física em vários locais, a fim de explorar o modo como o meio das actividades estão inseridas na vida quotidiana dos participantes.

Simona ISABELLA apresenta uns artigos metodológicos: "Etnografia do Papel Jogando jogos Online: O Papel do Virtual e verdadeiro concurso na Construção de Campo", com base no seu campo em dois MUDs. Ela discute algumas questões metodológicas e aborda questões relacionadas com a integração dos dados recolhidos por meio de interacções com diferentes tecnologias num objecto de estudo, neste caso, os dados de e-mail e mensagens instantâneas. Ela reflecte ainda sobre a forma de integrar os contextos locais dos jogadores. Mais uma vez, como em muitos artigos nesta edição, ela propõe-se também estudar as interacções entre indivíduos off-line. Simona no seu trabalho tem dois outros elementos essenciais. Primeiro, é um estudo comparativo entre dois MUDs, e etnografias comparativas são muito poucos no campo. Segundo ela é audaciosa, levando o MUD como objecto de um estudo, uma vez que esta tecnologia tem mais do que uma década de idade e perdeu o glamour - um ponto sobre o qual ela comenta que relevância na investigação social da Internet não é equivalente ao estudo do "Novo, de novo, coisa nova."

Kip JONES abre uma porta para a representação de dados qualitativos na Internet em "Como Eu peguei a Princesa Margaret? (E Eu Como Obter dela para a World Wide Web?)." Neste artigo, JONES narra com detalhe a tradução dos significados incluída numa auto-etnográfica narrativa desenvolvida por uma áudio/apresentação visual que, em seguida, migrou para a Internet. O caminho não é casual, e é o resultado de intensa audiência feedback e re-avaliação. No decurso deste processo, o artigo oferece um interessante ponto de vista qualitativo para os debates sobre a investigação ética, a capacidade da imprensa digital ao impacto sobre o discurso científico, bem como as possibilidades performativas da ciência social para representar dados qualitativos em formas não convencionais.

No seu artigo "Desenvolver Métodos ciber-etnográficos de Investigação para a Compreensão digitalmente Mediado Identidades", RYBAS e GAJJALA proporcionar-nos uma reflexão sobre o potencial pedagógico e analítico da observação participante numa situação de sala de aula. Questões de identidade podem ser profícuamente exploradas, os autores argumentam, etnográfico através de um engajamento em sites de identidade produção, a saber, as configurações, como FaceBook e MySpace.

Maurizio TELI, Francesco PISANU e David HAKKEN, em seu artigo "A Internet como uma biblioteca de Pessoas: Para uma ciber-etnografia dos Grupos Online", analisa algumas derivações da comunicação mediada por computador, quando os fenómenos obtém mais sobre a Internet e os colectivos ferramentas de Uso sincrónico e assíncrono. Baseia-se numa concepção da etnografia virtual como ciber-etnografia, a concentrar os seus autores na pesquisa etnográfica sobre a intersecção entre comunicação online e offline. As suas preocupações estudam grupos que interagem, em ambas as situações, e é baseada em conceitos clássicos de Ciência e Tecnologia nos Estudos de literatura como os cyborgs ou o ciberespaço.

O texto da Michaela FAY "Disciplinas Mobile, Mobile Métodos: Fazendo etnografia Virtual numa Rede Feminista on-line" fornece um interessante e teoricamente informada discussão do feminismo, mobilidade e tecnologia. Tomando como um estudo de caso da Universidade Internacional Feminino (IFU), o autor elabora um "unlocated" etnografia para compreender o papel da tecnologia na mobilidade de um grupo feminino que participa nesta universidade.

Numa cultura altamente mediática, em que a Internet é cada vez mais um protagonista na vida quotidiana e nas interacções sociais e emocionais, é necessário desenvolver novos instrumentos de investigação e de métodos analíticos adequados para gerir os dados que foram colectados. Os artigos em FQS 8 (3) tem o objectivo de abrir o debate em torno destas questões, fornecendo exemplos de estudos e promove a reflexão sobre os métodos utilizados em cada caso. Neste sentido, este tema constitui uma oportunidade para alargar as reflexões sobre um campo crescente que se está a tornar muito relevante.

Em toda esta extensão de artigos, a etnografia é articulada numa grande variedade de maneiras. Embora cada uma destas versões do que constitui uma etnografia esteja inscrita em particulares tradições e contextos institucionais, que continua a ser o desejo de compreender por engajar-se como um dos principais motivos do trabalho da maior parte dos autores. Desafios da mediação, de ajustes e mudanças online em distância ou no tempo, aqui agrupados sob o termo "etnografia virtual", estão todas preenchidas no decurso de tentar estabelecer este compromisso. Esperamos que as formas em que reafirmou o compromisso seja articulada e, de maneira particular será estimulante para os investigadores e estudantes que estejam interessados em rede e digital (ou não mediada) fenómenos".

(tradução de Luís Sampaio)

Artigo original:
Domínguez, Daniel; Beaulieu, Anne; Estalella, Adolfo; Gómez, Edgar; Schnettler, Bernt & Read, Rosie (2007). Virtual Ethnography. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 8(3), http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/3-07/07-3-E1-e.htm 

Sem comentários:

Enviar um comentário